A tecnologia tem, nos tempos que correm, um papel muito relevante no seio da pedagogia, daí a selecção deste título para classificar o meu blog.

.posts recentes

. Reflexão crítica acerca d...

. Potencialidades e Fragili...

. Portefólio Digital: um pe...

. ESPAÇO LUDO-ESCRITA

. As webquets: um instrumen...

. A resistência do Professo...

. O recurso dos professores...

. A caça ao tesouro: uma de...

. A renovação do ensino pas...

. MOODLE: uma comunicação e...

.arquivos

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

Domingo, 16 de Julho de 2006

O recurso dos professores às TIC não é futurologia, mas sim uma imposição da pedagogia!

 

A apropriação das TIC terá, com o avançar do tempo, um impacto cada vez mais crescente.

         Apesar de muitos professores, ainda hoje, não dominarem as TIC, elas terão sempre um carácter mais utilitário para eles e para os seus alunos.

         Cabe a todos os professores que, por diversas razões, rejeitam as TIC, conferirem mais sentido a esta área tecnológica que está muito em voga,  pois é através dela que, num futuro próximo, o computador e as suas funcionalidades tecnológicas permitirão o acesso a uma pluralidade de serviços.

         É indiscutível que o acesso (ponderado e cauteloso) às TIC, é capaz de potenciar práticas pedagógicas mais inovadoras e interessantes, na medida em que permitem abolir com hábitos pedagógicos padronizados de: leitura, escrita e compreensão textual e gramatical. O conservadorismo metodológico instalado,  proveniente destas práticas pedagógicas  enraizadas e sustentadas por manuais, não dá margem para enveredar por práticas alusivas á tecnologia. Por outro lado, o uso daqueles instrumentos reguladores não dá azo à conciliação das TIC com outros recursos que possam renovar estratégias de ensino/aprendizagem autênticos e rentáveis.

         As TIC estão, ao contrário do que alguns defendem, ao serviço da renovação da competência linguística, senão vejamos os seus atributos no que concerne a esta modalidade comunicativa:

        

         - Fomentam o gosto pela investigação de índole diversa;

         - Têm o dom de abolir com recursos padronizados e enfadonhos;

         -Promovem a correcção ortográfica e o recurso a sinónimos, através do processador de texto;

         - Permitem desenvolver a competência oral e escrita através do recurso aos fóruns on-line, aos chats e aos e-mails;

         -Dão azo à comparação, modificação  e análise de versões textuais diferenciadas.

                                               (…)

 

         As TIC não são futurologia,

         E para comprovar isso,

         Não precisamos de qualquer magia,

         Pois a realidade tem ditado o seu.

        Carácter utilitário em prol da pedagogia.

sinto-me: exausta por causa do calor.

publicado por supersusana às 22:15

link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

18
21
22

24
25
26
27
28
29

30
31


.links

.Fazer olhinhos

blogs SAPO

.subscrever feeds