. Reflexão crítica acerca d...
. Potencialidades e Fragili...
. Portefólio Digital: um pe...
. As webquets: um instrumen...
. A resistência do Professo...
. O recurso dos professores...
. A caça ao tesouro: uma de...
. A renovação do ensino pas...
. MOODLE: uma comunicação e...
As Webquests são actividades muito enriquecedoras que despoletam várias virtualidades, de entre as quais se destacam: a planificação cuidada das aulas, a inovação do método de ensino e a proliferação dos hábitos de pesquisa e investigação de conhecimentos. As duas primeiras virtudes abonam a favor do professor e as últimas são imprescíndíveis para o desenvolvimento da responsabilidade e autonomia do aluno, permitindo que ele seja o promotor das suas buscas e consiga auto-estima aquando da navegação que vai protagonizar. As Webquests são muito promissoras para a área do ensino, pois é através delas que os alunos encetam investigações orientadas e profícuas, que darão azo à concretização de aprendizagens diversas, as quais podem ser partilhadas com a comunidade escolar. Além disso, a sonoridade e a animação inerente às próprias webquests podem incentivar a curiosidade e a avidez pela investigação. É por todos estes motivos que eu sou uma acérrima defensora da aliança entre a tecnologia e a pedagogia.
Aliando a pedagogia à tecnologia,
As Webquests despertam para a ludicidade.
Quem adoptar esta forma "in" de navegar,
Estimulará a aprendizagem de verdade.