A tecnologia tem, nos tempos que correm, um papel muito relevante no seio da pedagogia, daí a selecção deste título para classificar o meu blog.

.posts recentes

. Reflexão crítica acerca d...

. Potencialidades e Fragili...

. Portefólio Digital: um pe...

. ESPAÇO LUDO-ESCRITA

. As webquets: um instrumen...

. A resistência do Professo...

. O recurso dos professores...

. A caça ao tesouro: uma de...

. A renovação do ensino pas...

. MOODLE: uma comunicação e...

.arquivos

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

Domingo, 23 de Julho de 2006

Reflexão crítica acerca do meu percurso formativo

 

Estamos na recta final de mais um manancial de formação que levamos connosco para onde quer que vamos.   

O meu portefólio (com 20 posts) é assim uma espécie de bagagem on-line que transporto e que partilho com os meus colegas, contemplando um leque de trabalhos de índole diversificada, resultante da minha construção pessoal e da mobilização de conhecimentos, que efectuei aquando deste percurso de formação tecnológica.

         As temáticas que integram o presente trabalho fazem apologia da “Tecnologia ao Serviço da Educação”. Seleccionei este título e a abordagem dos trabalhos que nele constam, porque eles reenviam-me para elementos que corporizam, em parte, as minhas reais preocupações face às metodologias absoletas encetadas pelos pedagogos, as quais teimam em  resistir às TIC, não reconhecendo o seu verdadeiro potencial ao serviço de uma renovação do ensino,  cada vez mais  arrojada e esmerada.

Estou, de facto, satisfeita por ter conseguido chegar até aqui, apesar dos pequenos desaires que se desenharam ao logo do meu percurso. Julgo que todas as dificuldades são bem vindas, pois é com elas que nós lidamos com mais afinco para as resolver, fazendo uma reflexão pessoal e construtiva das nossas aprendizagens, por forma a superá-las. Considero que lido melhor com os pontos fracos do que com os fortes, pois aqueles atingem-me e, por conseguinte, eu tenho necessidade de aprofundar, de pesquisar para transpor os obstáculos criados por eles. Estes desaires foram, também,  superados com muita investigação e uma boa dose de paciência da Superprofessora e dos supercolegas, dado que trabalhamos tanto em regime individual como cooperativo.

Esta disciplina foi aquela que me conferiu mais sentido no percurso desta minha formação, pois eu sentia que precisava de me actualizar tecnologicamente. Até já tinha pensava em inscrever-me num curso de formação tecnológica. Esta cadeira que era facultativa, tornou-se uma mais valia para o nosso investimento profissional e pessoal. Só foi de lamentar o facto de não podermos ter mais aulas.

Não quero terminar, sem antes agradecer a relação pedagógica da Superprofessora, que se pautou pela disponibilidade, pela forma de tratamento e pela  abertura e,  ainda, quero agradecer a cooperação,  o entusiasmo e amizade dos Supercolegas.

 

Por tudo isto, lanço aqui um desafio,  que deve ser partilhado por todos, o qual consiste em continuarmos a manter este contacto distanciado, para podermos falar sobre as nossas ânsias e angústias face ao ensino e, por exemplo, face à Tese de Mestrado. Considero que este confronto de opiniões poderia ser profícuo não só para a nossa amizade, mas também para a nossa formação enquanto cidadãos e professores de uma sociedade democrática e exigente, recheada de mutações, que urge acompanhar, para não perder o “comboio” das actualizações e para podermos ascender à “carruagem ideal” da classe conhecimento vigoroso e sadio.

Um grande Beijinho para todos! (Isto não é para constar, mas não resisti…)

 Nas aulas de Tecnologia e Multimédia

Apreendemos bem toda a matéria

Construímos conhecimentos pertinentes

E, que ao longo da vida, estarão presentes.

                           

                           

sinto-me: bem. Missão cumprida!

publicado por supersusana às 20:00

link do post | comentar | favorito

7 comentários:
De Nena a 24 de Julho de 2006 às 20:08
Também tu estás de parabéns pelo portefólio que construiste. Espero que seja uma boa motivação para o teu investimento pessoal ao nível das TIC. A tua garra e força de vontade serão ingredientes necessários às novas aprendizagens!

Só tenho mais uma coisita para dizer: muito obrigada por toda a ajuda que me destes. Foste fantástica.

Beijinhos!


De Prof. Maria João Gomes a 3 de Agosto de 2006 às 20:52
Pela minha parte... obrigada pelas tuas simpáticas palavras Susana.
Tens um bom blogue que abrange as temáticas da disciplina e revela pesquisas, leituras e reflexões.
foi também com grande alegria que visitei o blogue dos teus "meninos"! Confesso que me senti realizada como "professora" e feliz por esses meninos.
Por favor, mantem-me ( e espero que todos o façam) a par das inciativas que vão fazendo no âmbito das TIC na educação.


De Prof. Maria João Gomes a 3 de Agosto de 2006 às 20:55
Pela minha parte... obrigada pelas tuas simpáticas palavras Susana.
Tens um bom blogue que abrange as temáticas da disciplina e revela pesquisas, leituras e reflexões.
foi também com grande alegria que visitei o blogue dos teus "meninos"! Confesso que me senti realizada como "professora" e feliz por esses meninos.
Por favor, mantem-me ( e espero que todos o façam) a par das inciativas que vão fazendo no âmbito das TIC na educação.


De Prof. Maria João Gomes a 3 de Agosto de 2006 às 20:55
Pela minha parte... obrigada pelas tuas simpáticas palavras Susana.
Tens um bom blogue que abrange as temáticas da disciplina e revela pesquisas, leituras e reflexões.
foi também com grande alegria que visitei o blogue dos teus "meninos"! Confesso que me senti realizada como "professora" e feliz por esses meninos.
Por favor, mantem-me ( e espero que todos o façam) a par das inciativas que vão fazendo no âmbito das TIC na educação.


De Prof. Maria João Gomes a 3 de Agosto de 2006 às 20:55
Pela minha parte... obrigada pelas tuas simpáticas palavras Susana.
Tens um bom blogue que abrange as temáticas da disciplina e revela pesquisas, leituras e reflexões.
foi também com grande alegria que visitei o blogue dos teus "meninos"! Confesso que me senti realizada como "professora" e feliz por esses meninos.
Por favor, mantem-me ( e espero que todos o façam) a par das inciativas que vão fazendo no âmbito das TIC na educação.


De supersusana a 6 de Agosto de 2006 às 11:28
Neste mês de Agosto, estou a trabalhar com idosos, em serviço de voluntariado.
Sou uma privilegiada, pois eles têm-se mostrado muito motivados e activos. Têm feito muitas quadras, desenhos e produtos artesanais com materiais recicláveis, os quais serão vendidos posteriormente para angariar verbas para a construção de um centro de dia.
No final de Agosto, irão fazer, ainda, um desfile de moda com vários materiais recicláveis.
Sinto muito orgulho neles.Isto tudo para dizer que, logo que me seja possível, publicarei as suas produções num blog.
Boas férias e até breve!


De quim da Laura a 15 de Janeiro de 2008 às 17:39
acerca do portefólio, nem passei cartão, tens muitas palavras caras, nem percebi 1 caralho... XD

TIVE SIM A VER O TEU PERFIL E DIGO-TEUMA COISA, ÉS BEM BOA E ACERTAVA CONTAS CTG...

DE RESTO, FICA BEM E SE QUISERES DIZ KALKER COISA... xD


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

18
21
22

24
25
26
27
28
29

30
31


.links

blogs SAPO

.subscrever feeds