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Estamos na recta final de mais um manancial de formação que levamos connosco para onde quer que vamos.
O meu portefólio (com 20 posts) é assim uma espécie de bagagem on-line que transporto e que partilho com os meus colegas, contemplando um leque de trabalhos de índole diversificada, resultante da minha construção pessoal e da mobilização de conhecimentos, que efectuei aquando deste percurso de formação tecnológica.
As temáticas que integram o presente trabalho fazem apologia da “Tecnologia ao Serviço da Educação”. Seleccionei este título e a abordagem dos trabalhos que nele constam, porque eles reenviam-me para elementos que corporizam, em parte, as minhas reais preocupações face às metodologias absoletas encetadas pelos pedagogos, as quais teimam em resistir às TIC, não reconhecendo o seu verdadeiro potencial ao serviço de uma renovação do ensino, cada vez mais arrojada e esmerada.
Estou, de facto, satisfeita por ter conseguido chegar até aqui, apesar dos pequenos desaires que se desenharam ao logo do meu percurso. Julgo que todas as dificuldades são bem vindas, pois é com elas que nós lidamos com mais afinco para as resolver, fazendo uma reflexão pessoal e construtiva das nossas aprendizagens, por forma a superá-las. Considero que lido melhor com os pontos fracos do que com os fortes, pois aqueles atingem-me e, por conseguinte, eu tenho necessidade de aprofundar, de pesquisar para transpor os obstáculos criados por eles. Estes desaires foram, também, superados com muita investigação e uma boa dose de paciência da Superprofessora e dos supercolegas, dado que trabalhamos tanto em regime individual como cooperativo.
Esta disciplina foi aquela que me conferiu mais sentido no percurso desta minha formação, pois eu sentia que precisava de me actualizar tecnologicamente. Até já tinha pensava em inscrever-me num curso de formação tecnológica. Esta cadeira que era facultativa, tornou-se uma mais valia para o nosso investimento profissional e pessoal. Só foi de lamentar o facto de não podermos ter mais aulas.
Não quero terminar, sem antes agradecer a relação pedagógica da Superprofessora, que se pautou pela disponibilidade, pela forma de tratamento e pela abertura e, ainda, quero agradecer a cooperação, o entusiasmo e amizade dos Supercolegas.
Por tudo isto, lanço aqui um desafio, que deve ser partilhado por todos, o qual consiste em continuarmos a manter este contacto distanciado, para podermos falar sobre as nossas ânsias e angústias face ao ensino e, por exemplo, face à Tese de Mestrado. Considero que este confronto de opiniões poderia ser profícuo não só para a nossa amizade, mas também para a nossa formação enquanto cidadãos e professores de uma sociedade democrática e exigente, recheada de mutações, que urge acompanhar, para não perder o “comboio” das actualizações e para podermos ascender à “carruagem ideal” da classe conhecimento vigoroso e sadio.
Um grande Beijinho para todos! (Isto não é para constar, mas não resisti…)
Apreendemos bem toda a matéria
Construímos conhecimentos pertinentes
E, que ao longo da vida, estarão presentes.