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-Despoleta o sentido de actividade e criatividade do aluno, não o considerando como agente passivo das suas aprendizagens.
-Centra-se numa concepção construtivista e promove a interactividade e o sentido de cooperação;
-Os registos de avaliação preconizados por este documento servem para promover a reflexão sobre as práticas de avaliação;
- Permite avaliar competências, atitudes, valores e posições face ao percurso desenhado;
- Faculta um leque de trabalhos que dão azo à avaliação de processos e produtos;
- É dotado de polivalência e flexibilidade;
-Reflecte os contextos práticos de ensino/aprendizagem.
-Traduz um vínculo entre a avaliação teórica e a prática formativa.
(…)
v Fragilidades de um portefólio:
-Como elemento único de avaliação é, provavelmente, redutor, na medida em que dá azo a uma flexibilidade de produções pessoais que ficam ao critério de cada um;
- A flexibilidade e a polivalência pode traduzir-se em alguma desorientação e falta de estruturação;
- Será desprovido da sua autenticidade, se não contemplar reflexões pessoais e questionamentos construtivos;
- Não é possível avaliar todas as competências desenvolvidas por um aluno a partir deste instrumento;
- A validade das descrições e explanações pode ser posta em causa
- Pode não traduzir fielmente os esforços que foram empreendidos para aperfeiçoar os trabalhos.
(…)
Com base em: FERNANDES, Carla &Miranda, Filipa Bizarro (2003). Portefólio: Uma escola de Competências. Porto Editora, Lda.