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O portefólio obedece a determinados atributos que o distanciam de um mero dossiê, a saber:
*É um documento pessoal constituído pelas produções pedagógicas mais significativas e diversificadas, bem como por outros instrumentos pessoais e colectivos de reflexão, sobre as aprendizagens realizadas e as competências adquiridas ao longo de um percurso de formação.
*É instrumento pedagógico de carácter pouco formal, que concilia, neste caso, duas vertentes: a tecnológica e a pedagógica.
*A sua organização é negociada entre o professor e o grupo de trabalho, e varia consoante a natureza do projecto e a especificidade da sua acção.
*Exige um trabalho de análise e reflexão crítica dos materiais produzidos, tendo em vista os objectivos do portefólio.
*Permite desenvolver a metacognição, a autonomia e a responsabilidade partilhada pelo professor e alunos.
*A sua utilidade pragmática consubstancia-se na sistematização de um processo de formação ( evidenciando os esforços empreendidos, os avanços manifestados e as dificuldades superadas, e constitui-se como um objecto de avaliação (formativa e sumativa), de forma a fazer um balanço sobre o fio condutor das aprendizagens e a sua coerência.
*A dimensão reflexiva é aquela que mais distingue o portefólio do dossier.