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A apropriação das TIC terá, com o avançar do tempo, um impacto cada vez mais crescente.
Apesar de muitos professores, ainda hoje, não dominarem as TIC, elas terão sempre um carácter mais utilitário para eles e para os seus alunos.
Cabe a todos os professores que, por diversas razões, rejeitam as TIC, conferirem mais sentido a esta área tecnológica que está muito em voga, pois é através dela que, num futuro próximo, o computador e as suas funcionalidades tecnológicas permitirão o acesso a uma pluralidade de serviços.
É indiscutível que o acesso (ponderado e cauteloso) às TIC, é capaz de potenciar práticas pedagógicas mais inovadoras e interessantes, na medida em que permitem abolir com hábitos pedagógicos padronizados de: leitura, escrita e compreensão textual e gramatical. O conservadorismo metodológico instalado, proveniente destas práticas pedagógicas enraizadas e sustentadas por manuais, não dá margem para enveredar por práticas alusivas á tecnologia. Por outro lado, o uso daqueles instrumentos reguladores não dá azo à conciliação das TIC com outros recursos que possam renovar estratégias de ensino/aprendizagem autênticos e rentáveis.
As TIC estão, ao contrário do que alguns defendem, ao serviço da renovação da competência linguística, senão vejamos os seus atributos no que concerne a esta modalidade comunicativa:
- Fomentam o gosto pela investigação de índole diversa;
- Têm o dom de abolir com recursos padronizados e enfadonhos;
-Promovem a correcção ortográfica e o recurso a sinónimos, através do processador de texto;
- Permitem desenvolver a competência oral e escrita através do recurso aos fóruns on-line, aos chats e aos e-mails;
-Dão azo à comparação, modificação e análise de versões textuais diferenciadas.
(…)
As TIC não são futurologia,
E para comprovar isso,
Não precisamos de qualquer magia,
Pois a realidade tem ditado o seu.
Carácter utilitário em prol da pedagogia.