A tecnologia tem, nos tempos que correm, um papel muito relevante no seio da pedagogia, daí a selecção deste título para classificar o meu blog.

.posts recentes

. Reflexão crítica acerca d...

. Potencialidades e Fragili...

. Portefólio Digital: um pe...

. ESPAÇO LUDO-ESCRITA

. As webquets: um instrumen...

. A resistência do Professo...

. O recurso dos professores...

. A caça ao tesouro: uma de...

. A renovação do ensino pas...

. MOODLE: uma comunicação e...

.arquivos

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

Sábado, 1 de Julho de 2006

A caça ao tesouro: uma descoberta recheada de novos desafios!

             

               

                                       0000ddgf

 

           Este esquema elucida bem o processo de uma caça ao tesouro. O esquema assemelha-se a um chapéu, em que a “big question”, colocada no cimo do chapéu adquire uma função aglutinadora ao despoletar a descoberta para as questões de índole mais específica, convertendo-se, deste modo, num jogo lúdico e motivador até chegar ao tesouro, o qual engloba as informações que o caçador pretende buscar. A base do chapéu simboliza a consistência e a ampliação das aprendizagens efectuadas aquando do percurso virtual realizado pelo caçador do tesouro.

Esta actividade aqui representada reúne um potencial inigualável na promoção do ensino, sendo consentâneo com as motivações reais dos nossos alunos, pois permite que estes façam uma busca estruturada, sequencial e orientada das informações que pretendem, evitando a dispersão, a deriva e o desânimo aquando do manuseamento das tecnologias ou da investigação, aliando esta componente à ludicidade que é inerente à tarefa em questão.
É, portanto, uma actividade orientada, mas com um certo grau de flexibilidade, na medida em que permite que os caçadores dêem um sentido global às pesquisas que encetarem.
sinto-me:

publicado por supersusana às 15:53

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

18
21
22

24
25
26
27
28
29

30
31


.links

.Fazer olhinhos

blogs SAPO

.subscrever feeds